No mundo globalizado que vivemos, a preocupação com indicadores de desempenho e com o aumento da #produtividade das pessoas e equipamentos cresce todos os dias. Diante disso, as grandes indústrias veem utilizando como um dos seus indicadores principais o OEE (Overall Equipment Effectiveness), que significa Eficácia Geral de Equipamentos.
O indicador OEE, surgiu no início da década de 1970, desenvolvido pelo japonês Seiichi Nakajima, um dos criadores da metodologia #tpm (Total Productive Maintenance), e tornou-se um indicador de referência, conseguindo resultados com bastante excelência. As organizações usam o OEE na busca da melhoria contínua dos processos, sendo ele uma medida fundamental para avaliar a performance de um #equipamento e como principal indicador utilizado para medir a eficiência de forma global.
O objetivo principal do OEE é medir a eficiência, de modo geral, das máquinas e equipamentos de uma empresa. Antes de ser realizado algum cálculo efetivo, se faz necessário responder algumas perguntas, de grande importância para o processo, sendo elas as seguintes:
1. Com qual frequência os equipamentos ficam disponíveis para operar?
2. Qual a velocidade de produção?
3. Quantos bens produzidos e não geraram refugos?
Será fundamental responder estas questões e compreender qual o real panorama da operação da empresa, em qualquer ramo de atuação. Por esse motivo, o #OEE é considerado tão importante na indústria.
Os principais aspectos do OEE, para a realização do cálculo são: Disponibilidade, Qualidade e Performance
DISPONIBILIDADE
É igual ao tempo produzindo dividido pelo tempo programado para produzir, ou seja, é o percentual do tempo que a máquina está trabalhando, comparado ao total do tempo disponível para ser utilizado. As paradas planejadas na produção não interferem no indicador de disponibilidade.
Exemplo: uma empresa tem capacidade de produção de 200 peças/hora, foi programada a produzir 1000 peças em 10 horas, com uma parada de 01 hora para manutenção do equipamento, ficando 9 horas de produção. Então a Disponibilidade será 9/10/100 = 90%, teremos uma produção de 900 peças
QUALIDADE
É igual à quantidade de itens de qualidade dividido pela quantidade total produzida. É fundamental a entrega de produtos com a maior excelência possível, obtendo uma produção enxuta.
Exemplo: nessa mesma produção de 900 peças, 30 unidades estavam com defeito,
ficando 870 no padrão de qualidade.
A Qualidade será 870/900/100 = 96,60%
PERFOMANCE
É igual a quantidade da produção real divido pela quantidade da produção teórica. Com esse cálculo é possível avaliar a produção dentro do tempo esperado em relação ao seu potencial total, buscando relacionar a velocidade de produção atual, com a velocidade em que o equipamento foi projetado a produzir.
Exemplo: com base na produção real de 900 peças e a produção teórica de 1500 peças
A Performance será 900/1500/100 = 60%
Após conhecermos os percentuais dos indicadores, utilizamos a fórmula para
cálculo do OEE:
OEE = #Disponibilidade X #Qualidade X #Performance
OEE = 90% x 96,60% x 60% = 52%
Com base no que foi exposto no exemplo, o OEE encontrado foi o percentual de 52%. A situação considerada ideal para as empresas terem um índice de OEE em 100%, contudo, é índice difícil de atingir. Então, de modo geral, as empresas trabalham com base em um índice aceitável acima de 85%, levando em conta um OEE de Classe Mundial.
O OEE é considerado como um integrador de áreas, que fornece informações de desempenho que reflete em todos os setores produtivo. O indicador reúne informações importantes para fundamentar o processo de tomada de decisão. Com isso, a Alta #Gestão consegue visualizar a real capacidade de produção da empresa, quais as melhores máquinas, qual equipamento deverá ser trocado ou reformado, se será necessário ampliar a fábrica, se precisará aumentar os turnos de produção e a real #utilização dos #equipamentos.
O simples fato de medir e expor os indicadores para todos funcionários envolvidos na #produção, criando condições para estabelecer metas alcançáveis, proporciona um excelente #resultado, pois os objetivos da diretoria são alinhados com os objetivos dos funcionários. Dessa forma se inicia um processo em busca da #excelência e, como consequência, o aumento da eficiência operacional, gerando mais competitividade para a empresa e ganho em qualidade de trabalho para os #colaboradores.