You are currently viewing WCM (World Class Manufacturing) e a Indústria 4.0

WCM (World Class Manufacturing) e a Indústria 4.0

Encontrar as melhores soluções e diretrizes que levem uma empresa aos resultados pretendidos com excelência em seus processos faz parte do sistema WCM de melhoria contínua.

Neste contexto o apresentaremos inserido em meio a Indústria 4.0. Mas, o que é a indústria 4.0? E como o World Class Manufacturing atua neste cenário?

A seguir traremos alguns conceitos que sanarão estas e outras dúvidas relacionas, lembrando que aqui no nosso site, você encontra informações sobre os mais diversos métodos de melhoria contínua!

Iniciaremos as explicações introduzindo o conceito de indústria 4.0!

Este termo faz referência à quarta Revolução Industrial, a qual revoluciona através da automação com o monitoramento e a análise das cadeias de abastecimento através de tecnologia inteligente.

A alimentação da Indústria 4.0 é feita por meio da Internet Industrial das Coisas (IIoT) e sistemas inteligentes e autônomos que usam algoritmos baseados em computador para monitorar e controlar coisas físicas como máquinas, robôs e veículos.

Este formato possibilita dar às empresas um nível de visibilidade e controle sem precedentes, sendo um marco para transformação digital da organização.

Já o WCM (World Class Manufacturing) é uma metodologia voltada para melhoria contínua, formada por um conjunto de diretrizes e técnicas para potencializar o sistema produtivo de uma organização.

Por buscar uma redução de desperdícios e consequentemente redução de custos, o sistema WCM pode ser apresentado como uma derivação do sistema Lean.

Esta metodologia preza pela excelência operacional e conta com o suporte de seus 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais, para a partir destes, manter o foco na qualidade da produção e assim alcançar bons resultados.

Os pilares técnicos são essenciais para garantir a melhoria dos processos e reduzir desperdícios, após a identificação dos principais excessos da organização, serão definidos quais pilares técnicos devem ser implantados.

Os pilares gerenciais são aderidos pela alta gestão das operações, sendo estes responsáveis pelo plano de ação para implementar o WCM e o direcionamento a ser seguido.

Ao implantar o WCM em uma organização, é feito um direcionamento dos recursos para que haja uma melhoria contínua dos processos.

E agora, após conhecer sobre o WCM e a Indústria 4.0, você deve estar se perguntando qual a relação entre eles!

Pois então, sem mais delongas vamos às apresentações. A indústria 4.0 representa uma tendência tecnológica, trazendo soluções inovadoras com o objetivo de elevar o potencial competitivo das organizações.

Esta tecnologia de ponta, é utilizada como facilitadora de processos como a coleta e análise de dados por meio de ferramentas como a internet das coisas e do cloud computing, pois estas permitem que haja uma conexão entre empresas, gestores, colaboradores e fornecedores.

Esta relação, melhora os resultados e potencializa a eficiência operacional, pois a ligação entre todas as partes envolvidas, permite um acompanhamento dos processos bem estruturado e seguro.

Ou seja, sintetizando tudo que vimos, podemos definir que a relação entre o WCM e a Indústria 4.0 permite que haja conexão entre uma cadeia produtiva, integrando de forma mais eficaz os processos e resultados, de forma totalmente automatizada e que consequentemente aumenta de forma significativa a excelência operacional.

Deixe um comentário