You are currently viewing Principais Ferramentas do WCM  (World Class Manufacturing)

Principais Ferramentas do WCM (World Class Manufacturing)

 

A WCM exige que todas as decisões sejam tomadas com base em dados medidos objetivos e sua análise.

Desta forma, para atingir um desempenho de classe mundial e abordar todos os componentes tem-se que para alcançar todos os componentes do sistema de fabricação, são necessárias as seguintes ferramentas:

5S

SMED

Diagrama de Ishikawa

Kaizen

Heijunka

Just in time

Matriz S. (Segurança)

Matriz C. (Custo)

Matriz Q. (Qualidade)

A seguir apresentaremos cada uma destas ferramentas e suas aplicações no processo de implantação da Manufatura de Classe Mundial.

5S

É utilizado para alcançar a excelência através da melhoria do local de trabalho em termos de ordem, organização e limpeza.

A técnica é baseada em: Seiri (separado e ordenado); Seiton (organizar); Seiso (limpar); Seiketsu (padronizar); Shitsuke (manter e melhorar).

SMED SMED (Single Minute Exchange of Die)

É um conjunto de técnicas para realizar operações de desenvolvimento, set-up, com duração < 10 minutos.

Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para identificar as causas-raízes de um determinado problema.

Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe devido ao seu formato semelhante, ele é uma ótima alternativa para analisar as causas de um efeito negativo, levantando todas as possíveis variáveis que influenciam o resultado não esperado.

Kaizen

É um processo diário, cujo objetivo vai além da simples melhoria da produtividade.

E é também um processo que, quando feito corretamente, humaniza o local de trabalho, elimina o trabalho excessivamente árduo.

Heijunka

Esta ferramenta tem como foco diminuir a instabilidade de produção em função dos pedidos inconstantes dos clientes.

Ampliar a rapidez da produção, diminuir custos, eliminar o tempo de produção e reduzir estoques e mão de obra, são resultados esperados na aplicação do Heijunka.

Just in time

Just in Time é a ferramenta que exige a produção do que um cliente quer, quando ele quer, na quantidade que ele quer e onde ele quer.

Em vez de criar um grande estoque de um produto, cria- se apenas o máximo de um item que um cliente realmente deseja, o que reduz o estoque desnecessário e garante que as empresas gastem pelo o que serão pagas.

Matriz S. (Segurança)

Esta ferramenta tem por objetivo a melhoria contínuo do ambiente de trabalho e a eliminação de situações e condições que possa resultar em acidentes ou tragédias.

A aplicação da ferramenta ocorre por meio da inserção da cultura de segurança em todos os níveis da organização, contando com o comprometimento de seus colaboradores e envolvidos, os quais devem receber treinamentos direcionados para uma cultura mais segura.

Matriz C. (Custo)

Este é um método de análise dos custos de produção de uma empresa a fim de descobrir quais e quantas fontes de perdas econômicas são os custos de produção ou de fornecimento de serviços em um determinado momento.

Sendo assim, uma base para definir com precisão os desperdícios, ineficiências e defeitos que precisam ser abordados para implementar uma melhoria, que trate da melhor forma possível as causas mais significativas de perdas.

Matriz Q. (Qualidade)

Esta ferramenta tem por finalidade obter produtos e resultados com zero defeito.

Inserindo os princípios da qualidade na parte interna do processo, durante a produção, pois estes princípios e ferramentas precisam estar durante a formação dos produtos para que os resultados esperados sejam alcançados.

Sendo assim, ao conhecer mais sobre cada uma dessas ferramentas, podemos afirmar que seu uso propicia um alcance de metas dentro das propostas do Lean e de forma orientada evitando desperdícios e viabilizando processos.

 

Quer aplicar essas ferramentas na sua empresa? Acesse nosso site e conheça nossos produtos que podem alavancar os resultados da sua empresa com o uso da Metodologia WCM.

Deixe um comentário