You are currently viewing Redução de custos operacionais com WCM (World Class Manufacturing)

Redução de custos operacionais com WCM (World Class Manufacturing)

Conhecer sobre o WCM e suas diretrizes nos traz uma ligação direta com a redução de custos, uma vez que seu sistema é focado na otimização da qualidade e produtividade.

Mas como de fato esta redução pode ser notada?

E o que são estes custos operacionais?

Os custos operacionais são aqueles necessários para a manutenção e administração cotidiana de uma empresa.

O sistema de melhoria contínua que a proposta do WCM apresenta, proporciona a eliminação de todos os tipos de desperdício e perda de produção através do envolvimento de todos os níveis e de todos os departamentos.

Para trazer estes dados de forma mais clara, o pilar de Implementação de Custos é utilizado para apresentar o relatório de redução de perdas.

Implantar o WCM e suas ferramentas melhora significativamente a redução dos custos e consequentemente coloca a empresa à frente de sua concorrência.

Desta forma, todo trabalho de melhoria na organização é atribuído um potencial de economia equivalente.

O primeiro passo para reduzir os custos operacionais da organização é uma análise dos custos atuais, antes mesmo de definir quais estratégias e ferramentas serão utilizadas.

É necessário entender qual a realidade atual, identificar gargalos presentes para então tomar decisões fundamentadas em dados e dar seguimento ao plano de ação.

Após a análise inicial, serão definidas metas que contribuam para o objetivo final, que é a redução percentual dos custos operacionais.

A determinação das metas é embasada conforme cada setor atuará, com indicadores de desempenho e acompanhamento periódico da evolução de cada.

Para que todas as medidas e planejamentos entreguem de fato bons resultados, um dos passos fundamentais é o envolvimento da equipe.

De tal forma que os colaboradores precisam ser apresentados às propostas de maneira clara, por meio de apresentações e direcionamentos, colaborando para os objetivos específicos e de forma global dentro da organização.

Agora, sintetizando tudo o que vimos, podemos apresentar o WCM como uma ótima solução para redução dos custos operacionais de uma empresa.

A partir de métricas fundadas em uma análise fazendo uso do pilar de implementação de custos e adoção de práticas como o engajamento dos colabores e a definição transparente de metas, para um plano de ação baseado na redução de excessos e mudanças de práticas pontuais que consequentemente acarretarão no alcance de bons resultados.

Deixe um comentário