You are currently viewing Consultoria de Lean Manufacturing ou World Class Manufacturing (WCM) – Saiba qual é melhor para sua empresa

Consultoria de Lean Manufacturing ou World Class Manufacturing (WCM) – Saiba qual é melhor para sua empresa

Antes de conhecer um pouco mais acerca do Lean Manufacturing e do WCM, é importante entender que apesar de apresentarem estruturas diferentes, ambos possuem a mesma origem.

Quando uma empresa busca por melhorar processos, eficiência operacional e redução de custos, pode deparar- se com os mais variados métodos para alcance destes objetivos.

Dentre estes o Lean Manufacturing e o WCM (Worl Class Manufacturing) aparecem com frequência no topo das respostas.

Antes de escolher um dos métodos, existem muitas dúvidas quanto à entrega dos melhores resultados e suas questões metodológicas, em busca do método mais adequado, por isso é de grande relevância deixar claro que ambas não são opostas!

Retomando suas origens, o Lean surgiu em meados da década de 80 como um sistema de alta eficiência e focado na redução de desperdícios, contribuindo muito com o avanço do sistema Toyota de produção.

O WCM, teve início basicamente no mesmo período, meados da década de 80, trazendo como filosofia, que adoção das melhores ferramentas e métodos de forma estruturada e coesa, traria consequentemente os melhores resultados.

Agora, apresentaremos as diferenças e similaridades entre o Lean e o WCM, tendo em vista que a abordagem estratégica é a principal distinção entre os métodos.

O WCM embasa sua estrutura estratégica de acordo com seus 10 pilares técnicos e 10 pilares gerenciais, os quais quando bem aplicados levam à empresa ao nível de excelência em seus resultados.

Os pilares técnicos são essenciais para garantir a melhoria dos processos e reduzir desperdícios, após a identificação dos principais excessos da organização, serão definidos quais pilares técnicos devem ser implantados.

Os pilares gerenciais são aderidos pela alta gestão das operações, sendo estes responsáveis pelo plano de ação para implementar o WCM e o direcionamento a ser seguido.

A padronização e a hierarquia são pontos característicos deste método, atuando com linearidade, lógica e ordenação.

Já o Lean, não tem necessariamente uma estrutura bem definida e focada. Com este método não há uma estratégia explícita, o lean pode ser apresentado como uma forma de pensar e agir em um sistema produtivo.

Neste método não há estratégia direcionada, há apenas a busca por eficiência a partir da redução de desperdícios, por meio de suas ferramentas e técnicas.

Assim como distinções os métodos também possuem algumas semelhanças!

Tem- se o TPS que serve de base para ambos, além do foco na redução de desperdícios e a busca pela entrega de resultados excelentes.

Logo, são metodologias ligadas em relação à abordagens mas com estruturas operacionais distintas, retomando a ideia de que não é correto tratá-los de forma antagônica.

Tanto o Lean quando o WCM trazem bons resultados, reduzem excessos e custos, desta forma, a escolha entre eles deve ser alinhada de acordo com o que a empresa busca, conforme sua análise estrutural inicial e o plano de ação mais adequado.

Deixe um comentário